quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Descubra Belo Horizonte


                                              
A pluralidade de atrativos turísticos em Belo Horizonte é desconhecida, inclusive, pelos próprios moradores daqui. Com uma política voltada para o desenvolvimento do turismo sustentável, através da organização de circuitos turísticos, e de toda uma infra estrutura voltada para a recepção da Copa de 2014, belo horizonte é a capital que mais cresce do país. Descobrir essa cidade é o convite que fazemos aos mineiros, aos brasileiros, aos estrangeiros e, claro, aos micareteiros.


            Belo Horizonte é a terceira maior cidade do país, capital do estado de Minas Gerais fundada em 1897, e é a primeira cidade a ser planejada no Brasil para ser a sede política e administrativa de um estado. Possui uma localização geográfica privilegiada, com uma área de aproximadamente 300 km², e é cercada pela Cerra do Curral, que lhe serve de moldura natural e referência histórica. Sua população, de acordo com dados do IBGE (2010), é de 2. 375. 444 habitantes, sendo a sexta cidade mais populosa do país.






O “ser” mineiro
            Documentos históricos do século XVIII falam em festas de rua, danças com a presença de negros tocando flautas, órgãos e violinos, numa mistura de música sacra e profana, ou como sugerem os relatos “cousas da alegria”. Essas experiências podem ser observadas até hoje nas festas mineiras. Lendas, superstições, “causos” e variantes regionais (uai, sô) são comuns a este povo disperso pela imensidão do Estado.
            Os hábitos alimentares de Minas têm relação direta com elementos do folclore regional, suas lendas, “causos”, simpatias e crendices. Cozinha de temperos preciosos e receitas familiares, pode-se dizer que os costumes culinários em MG são resultado de uma mistura étnica com a necessidade de se criar pratos com escassez de ingredientes. Quitutes e quitandas, queijos e doçarias, frutas e geleias, verduras e legumes de fundo de quintal – sem dúvidas, o verdadeiro patrimônio da cultura mineira.  
Ser mineiro é dizer “uai...”. É ser diferente... É ter marca registrada... É ter história...
Ser mineiro é ter simplicidade e pureza, humildade e modéstia, coragem e bravura, fidalguia e elegância...
Ser mineiro é ver o nascer do sol e o brilhar da lua, é ouvir o cantar dos pássaros e o mugir do gado... É sentir o despertar do tempo e amanhecer da vida; enfim, é ser gente!”





         Belo Horizonte é uma das capitais mais arborizadas do país, sendo este um dos motivos de ter recebido o título de "Cidade Jardim". Aos 27 parques acrescentam-se cerca de 500 praças e diversas áreas verdes. O clima de Belo Horizonte é classificado como tropical de altitude, sendo que no inverno é predominantemente frio e seco e o verão quente e chuvoso.

Cultura
            Música:
Muitos artistas reconhecidos no país e no exterior surgiram em Belo Horizonte, como Paulinho Pedra Azul, Vander Lee, Skank, Pato Fu, Sepultura, Jota Quest, Tianastácia e a dupla César Menotti e Fabiano. Além disso, a cidade sedia anualmente grandes festivais populares, como o Axé Brasil – de música baiana-, que leva milhares de pessoas ao Mineirão; o Festival Creamfields Brasil, que consagrou BH como um dos grandes polos da música eletrônica mundo. A música erudita vem sendo divulgada em parques e teatros com repertórios cada vez mais prestigiados pela população. Na cidade destaca-se as apresentações da Orquestra Filarmônica do Estado de Minas Gerais, a orquestra oficial do estado de Minas Gerais.

•Literatura e Teatro:
Foi na década de 1920 que surgiu em Belo Horizonte a geração de escritores de raro brilho que iria se destacar no cenário nacional, dentre eles Carlos Drummond de Andrade, Ciro dos Anjos, Pedro Nava, Alberto Campos, Emílio Moura, João Alphonsus, Milton Campos, Belmiro Braga e Abgar Renault, que se encontravam na rua da Bahia para produzir os textos que revolucionaram a literatura brasileira.
No teatro, os grandes expoentes são o Grupo Galpão e o Giramundo Teatro de Bonecos, que é um importante grupo especializado em teatro de bonecos. Eles mantêm um museu de bonecos que criaram desde a sua fundação em 1970. Há muitos grupos artísticos brasileiros notáveis que têm sua origem em Belo Horizonte, como o Grupo Primeiro Ato e o Grupo Corpo, que é talvez o mais famoso grupo de dança contemporânea do país. Grandes atores da televisão e do teatro são oriundos de Belo Horizonte, como Débora Falabella, Ísis Valverde e Gustavo Winter.
Já se tornou uma tradição na cidade a realização de encontros, mostras e festivais artísticos. Anualmente, são realizados o Festival Internacional de Teatro, Palco e Rua,  o Festival Internacional de Teatro de Bonecos, o Festival Internacional de Dança, o Festival Internacional de Corais, o Festival de Arte Negra, o Festival Internacional de Curtas e a Mostra de Cinema Mundial - Indie Brasil. Bienalmente, são realizados o Encontro Mundial de Artes Cênicas, o Encontro Internacional de Literaturas em Língua Portuguesa, o Festival Mundial de Circo do Brasil e o Festival Internacional de Quadrinhos.

                                                          •Esporte
Belo Horizonte é sede de dois clubes de futebol reconhecidos nacionalmente: o Cruzeiro Esporte Clube e o Clube Atlético Mineiro, cujas torcidas mostram a cada jogo uma paixão incondicional ao clube. Há também o América Futebol Clube, que ultimamente vem conquistando significativo destaque. A cidade conta ainda com dois grandes estádios: o Estádio Governador Magalhães Pinto (o Mineirão), palco de vibração e concentração, segundo maior estádio coberto do país, e o Independência, do América. Além dos estádios, a cidade possui três grandes ginásios: o Jornalista Felipe Drummond (o Mineirinho), palco de jogos incríveis da seleção brasileira de Vôlei e de shows nacionais e internacionais; a Arena Vivo, arena multiuso do Minas Tênis Clube, com capacidade para 4 000 pessoas; e o Chevrolet/Marista Hall, que atualmente é utilizado para shows e eventos culturais e artísticos. A cidade possui dois dos três melhores centros de treinamento do Brasil, o do cruzeiro e o do atlético.
Belo Horizonte é ainda uma das 12 cidades brasileiras que será sede dos jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, e uma das subsedes dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016.
        




Roteiro Turístico
         

       •Onde ficar*:
Belo Horizonte é famosa por sua hospitalidade: a cidade possui excelentes hotéis e pousadas de acordo com o gosto do cliente. Os preços variam bastante, sendo acessíveis a todo tipo de público; e o atendimento é de primeira, com a tradicional “recepção” dos mineiros.
                                                          



                                                          • Onde comer*:
Belo Horizonte é a considerada a capital mundial dos bares, além de ter a gastronomia mais rica e variada do país. Dessa forma, a cidade desfruta de ótimos bares e restaurantes para todos os gostos dos clientes: há restaurantes que servem comidas de outros países, restaurantes de comida mineira; restaurantes sofisticados e bares mais simples. Estes são os mais procurados pela juventude mineira que sai à noite atrás de diversão.



           • Onde badalar*:
 A noite belo-horizontina é famosa pelos bares e boates da cidade. Os bares, como já fora dito, são os mais procurados por jovens para encontrarem os amigos e existem cerca de 14 000 deles. As boates são bastante ecléticas: tem as de estilo rock; pop rock, as de sertanejo, pagode e axé; e as de eletrônica. Misturando esses dois lugares, surgiram os pub, nos quais as pessoas podem tanto sentar para conversar e comer, quanto curtir uma música. Além desses lugares, ocorre quase sempre na cidade shows, tanto internacionais quanto nacionais, que são atrativos também para badalação, além dos shows de axé, que acontecem quase todo mês, divulgados no site do FOLIA OFICIAL.

          •Onde passear:
Belo Horizonte, referência em arquitetura, possui uma gama de lugares para se divertir, desde arquiteturas históricas até pontos turísticos modernos, que mesclam tradição e sofisticação, modernidade e classicismo. O Conjunto Arquitetônico da Pampulha é um dos famosos patrimônios de BH. Esse é composto pela Igreja de São Francisco de Assis, o Museu de Arte da Pampulha e a Casa do Baile. Quem gosta de praticar exercícios, como caminhada ou pedalar, a Lagoa da Pampulha é o lugar ideal, e você ainda visita esses maravilhosos locais. Ainda nos museus, temos o Museu de Artes e Ofícios, localizado na praça da Estação, outro ponto turístico belo-horizontino. A Catedral da Boa Viagem é uma referência daqui também, pois é feita em estilo neogótico, abrigando vitrais de grande beleza.
   
BH possui muitas praças também, como a Praça da Liberdade, marcada pela iluminação em época do natal; praça do Papa, que em suas proximidades há uma rua chama “Rua do Amendoim” – conhecida assim pelo mito de os carros andarem sem que se seja preciso acelerar – e há também o mirante, local onde se pode ver praticamente a grande metrópole; e a praça Raul Soares, centro de BH.
O Viaduto de Santa Teresa foi uma das primeiras construções do Brasil a utilizar concreto armado, por isso também é um local curioso de se conhecer. Das arquiteturas modernas, um bom exemplo é a Torre Alta Vila, que é a mais alta do Brasil com acesso ao público, possuindo 101 metros de altura e 432 metros acima do centro de BH. O expominas e o minascentro são locais de referência de exposições e feiras.  Os parques são bons lugares para quem procura relaxar e ver a natureza. Alguns deles são: Parque Municipal, localizado na região central de BH, e Parque das Mangabeiras, um maravilhoso local com muito verde.

Um ponto turístico que é sinônimo de Belo Horizonte é o Mercado Central. É um local que a ida até lá é passada de geração em geração. Há nele muita de fartura de comida, animais, etc. E há quem diga que a fatia de abacaxi comida lá não é apenas uma fruta, mas sim um verdadeiro símbolo turístico de Belo Horizonte.



 





              •Onde comprar:
Grandes centros de compra na cidade são os shoppings, sendo os maiores o Pátio Savassi, Diamond Mall, o BH Shopping , o Boulervard Shopping e o Del Rey. Esses locais possuem lojas de departamentos, de eletrodomésticos, espaço para diversão – cinemas, por exemplo – e restaurantes. Além disso, o centro da cidade possui lojas de toda necessidade e bairro, como a Savassi, também são grandes centros de compras.    












Melhores informações sobre: bares, restaurantes, boates, hoteis, festas e eventos, shows, cinema, comprar, arte e teatro. Acesse o site do SOU BH!



BELO HORIZONTE, A CIDADE QUE CONQUISTA VOCÊ!
“As qualidades dos mineiros: no do Sul, a calma, a paciência, a serenidade; no da Zona da Mata, a bravura, a dureza, a teimosia, a energia, a pugnacidade; no das montanhas e da mineração, o idealismo, o sonho, a filosofia, o quixotismo. Qualidades Gerais: a fé, a probidade, a pobreza conformada, a ironia, o tato.” (Gustavo Capanema)




Tarefa 1 concluída. Galera do Tuca MG unida e preparada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário